Ontem, Portugal era outro local no mundo... ou talvez não

Temos esta ideia de que Portugal é um país de brandos costumes. Em que nada se passa ou então, quando acontece algo, que nada de estruturalmente significativo irá mudar, porque a mudança é algo de difícil gestão para o povo.
Mas ontem mudou, pelo menos a meu ver. Ontem, em directo, nas televisões assistiu-se a um triste acontecimento: um assalto que degenerou em rapto violento, e que terminou com dois dos reféns à porta com armas apontadas pelos sequestradores. Alguns minutos mais tarde, tudo acabava com um dos sequestradores morto, outro ferido e com os reféns aparentemente bem, pelo menos vivos e sem ferimentos graves (o resto não sei, mas não penso que seja assim tão simples).
Ontem, todos quanto assistiam às imagens televisivas poderiam ter visto alguém morrer, tal como nos filmes e nas séries que vemos diariamente, mas ontem aquelas pessoas não eram actores a representar um papel de bom ou mau.
Não concordo com a transmissão deste tipo de notícias, acho que isto não tem nada a ver com informação... tem a ver com outras coisas, entre outras com aquilo que os assaltantes quiseram levar do banco.
Imagino que hoje nos blogues de muitos este será um acontecimento comentado e debatido. Não tenho pretensão de ter alguma razão, tenho sim direito a opinião. Aquela triste transmissão não era uma notícia, não era informação.
Hoje, na net, os vídeos que entretanto se fizeram e que estarão por aí a circular serão, seguramente, um êxito.