Reflexão #10

A vida continua depois da morte.
Quantas vezes já ouviram esta afirmação? Vezes sem conta, certamente. Acreditam?
Já acreditei mais do que hoje, também já fui mais jovem e esperançosa, é um facto :-P.
Agora sou mais cautelosa e critica face à crescente credulidade que polula por aí.
Poderão perguntar-me, em jeito de provocação, se já fui a um(a) "vidente". Sim, duas vezes. Uma numa fase de desespero e outra (uma pessoa conhecida) recentemente apenas como experiência. Correu bem? Não sei, sinceramente. Tanto numa como noutra situação o que foi transmitido bateu certo, não foi nada alarmante, pelo contrário, funcionou como um placebo, um acalmar de ansiedades. Pelo que dizem as cartas sou uma boa pessoa... e seu eu fosse má teriam dito? Bom, mas o que quero dizer é que mesmo eu, que sou tão ceptica e curiosa ao mesmo tempo, tenho as minhas dúvidas sobre a afirmação inicial.
Mesmo que a vida continue depois da morte, que vida é essa? Para quê pensar nisso, se o que interessa é aproveitarmos esta que agora temos e que partilhamos com aqueles que amamos? Como seres humanos temos medo de não fazer falta a alguém depois da nossa morte, somos tão importantes que tem de haver algo. As crianças tem dificuldades em perceber como é que é possivel ter existido algo ou alguém antes da sua existência, não é? Então, qual o por quê de nós (já adultos) aceitarmos que depois disto voltamos à estaca zero... a vida continua sim, para os que cá ficam. E é assim que deve ser.