Prisão a céu aberto

Desabafo:

Já referi que, para mim, é muito perturbante a guerra que grassa na Faixa de Gaza.
Sei que outras situações idênticas proliferam por este mundo fora, mas esta situação em particular incomoda-me por toda a envolvência histórica e política que envolve.

Israel, a Pátria e Estado dos Judeus, que nasceu no após 2ª GG assume uma posição cada vez mais dura e mais xenófoba para com os Palestinianos. Confunde o Hamas com os civis que vivem na Faixa de Gaza.

De um povo (o judeu) que passou pelo que passou até muito recentemente, é-me incompreensível este ataque cego a alvos não militares.
É-me incompreensível a morte de tantos inocentes que, sendo palestinianos, não são elementos do Hamas.
É-me incompreensível uma trégua de 3 horas após dias e dias de intensos combates, em que não foi permitido qualquer tipo de auxílio a quem dele necessitava.

Depois o Hamas. Com culpas no processo, é inegável. Esta organização assume que defende o ódio e a intolerância, mais não será de esperar pelas provas que Israel e a comunidade internacional têm dado à posição dos palestinianos. Pelo ódio chegou ao poder e os seus líderes desejam poder, portanto tudo o resto é retórica.

Não consigo deixar de passar ao lado de tudo isto.
Quem vive na Faixa de Gaza vive numa prisão a céu aberto, sem possibilidade de fuga de uma vida de pobreza e de violência.
Imaginar-me naquele cenário é um pesadelo, imaginar um filho meu ali é mais do que isso, é a morte em vida.

E se eu tenho este sentimentos, o que se passará nos corações de quem lá vive, de quem assiste à morte dos seus filhos, dos seus familiares?