Reflexão #12

Gosto muito de publicidade. É um vicio.
Mas confesso que há anúncios de que não consigo gostar (por mais bem feitos que estejam), pelas mensagens “subliminares” que transmitem, pela eterna reprodução de clichés e de estereótipos sociais (ou de outra índole) que perpetuam.
Cá está um anúncio de uma marca nacional que comprova a minha “teoria” (…) As meninas são educadas para serem vaidosas, arrogantes e superficiais. A publicidade é disso uma prova (…)

Apesar de ser por vezes um pouco critica com o sexo feminino, ou melhor com os estereótipos construídos à sua volta e divulgados como verdades absolutas por elementos do meu sexo, acho que todas as mulheres devem ser respeitadas porque são, antes de mais, seres humanos. E tal como devem ser respeitadas devem dar-se ao respeito, exigi-lo é um dever de todo o ser humano independentemente do sexo, cor, credo, origem social ou tendência sexual. É nesta base que concebo uma sociedade justa... se não para já, para um futuro breve. Acredito na mudança porque há muitas pessoas que juntam a sua boa vontade em projectos válidos. Alguns exemplos aqui e aqui.

Já viram o que um mero anúncio pode fazer?