Reflexão #11

Talento. O que é o talento?
Na minha opinião, a maioria de nós tem algum talento inato, mas creio que muitos de nós ou não tem condições para o desenvolver/manifestar ou, então, não tem coragem/vontade para o fazer. Depois haverá aqueles que não tendo qualquer talento, conseguem pelas suas acções ou situação social fazer crer aos demais que são talentosos (mas até isto compreende algum talento, certo?).

Seja como for, tradicionalmente o talento implica um reconhecimento por parte dos outros, não é algo que se possa simplesmente apregoar, tem de ser reconhecido pela sociedade sob pena de não existir (hum…?).

Mas será que o talento só se pode aplicar à área artística ou cultural, por exemplo? Não. Na minha opinião (e daí o inicio – a maioria de nós tem algum talento inato), até a realização das nossas actividades diárias implicam algum talento, até algumas das nossas características em termos de carácter implicam algum talento, e nesse sentido merecem ser reconhecidas: ser-se um bom/responsável educador, ser-se um bom profissional no meio da incompetência que grassa neste mundo, ser-se um ser humano equilibrado e justo. Mas quem é que vai reconhecer isso?

Pessoalmente não me preocupa não possuir um (ou mais :-)) talento reconhecido. Sei que possuo alguns pequenos talentos que são pontualmente reconhecidos pelos alvos das minhas acções e princípios de vida (mas lá está o reconhecimento... ai, ai).

E se eu morrer sem que o mundo me tenha reconhecido algum dom? Não é isso que confere a imortalidade ao ser humano? O ser-se reconhecido e recordado pelas gerações vindouras? Não faz mal, fico satisfeita apenas com a capacidade/possibilidade que tenho de (re)conhecer alguns talentos nos outros e em valorizar aqueles que considero possuir, e tentar fazer o melhor possível com ambos.

Será que isto faz sentido?

Hoje estou com minha auto-estima lá em cima :-D.
Bom fim-de-semana.

1 notas:

isabel f. disse...

Olá Maria João?José? obrigado pelo comentário no meu blog e pelo link aqui no teu.
Gostei de ler o teu post de hoje, não sei porquê tb me levou a minha auto-estima lá para cima, obrigado.
um beijo grande
Isabel