Reflexão #4

Há dias em que tenho a certeza que o mundo ensandeceu (e reparem não digo que o mundo está a ensandecer). E o que me faz ter este desabafo?
Muitas são as razões, é claro, mas as mais prementes são as que vejo diariamente serem repetidas nos noticiários: as desgraças ambientais, as loucuras de pais e mães (e outros) que insistem em magoar, em maltratar, em fazer passar pelo inferno aqueles que é suposto amarem e protegerem, a loucura da crise económica e social pela qual o mundo atravessa, enfim, é necessário continuar com o rol de chorrilhos?
Mas há depois um outro nível, o nível menos decorrente da pressão mediática, e que tem a ver com aquilo que vejo. E o que vejo?

Deixem-me fazer um pequeno parêntesis para, antecipadamente, comunicar que daqui para a frente a coisa pode ficar feia, ou melhor, pode roçar o pessimismo (nisto sou um pouco herdeira do nosso espírito luso). Confesso que não gosto de ser assim, tento ter uma aproximação positiva às pessoas, às coisas, à vida, mas, inevitavelmente, este ratinho que se esconde dentro de mim não resiste e mostra os seus bigodes, o cheiro do queijo é por demais intenso (esta analogia ao rato, não sei de onde veio… até porque tenho algum carinho pelos ditos desde que vi o Ratatouile). Bem, continuando…

As pessoas são frias e distantes, estão despreocupadas com o amanhã. Isso assusta-me, o Hoje no meu entender não existe, o Hoje é aquele momento que vivemos agora… ups! já passou, é Passado. As nossas acções têm consequências. Os pais queixam-se que têm muito trabalho, que passam muito tempo fora de casa, mas aos fins-de-semana e afins é vê-los a correr pelos centros comerciais e nos restaurantes, stressados com os filhos que teimam em querer ser crianças (caramba, não sabe estar quieto)… Agora, com os dias maiores e bonitos porque é que não vão à praia, ao parque, enfim fujam da lufa-lufa, é fácil. Depois, ouvimos falar que há tanta criancinha hiper-activa, hum, não será mais tanta criancinha a solicitar atenção?
As meninas são educadas para serem vaidosas, arrogantes e superficiais. A publicidade é disso uma prova: meninas pintadas, com roupas que parecem pertencer às irmãs mais velhas (na maioria com mau gosto) e com aquele ar irritante de miúdas convencidas. Os rapazes são educados para serem machões, brutos e insolentes. É só escolher, porrada todo o dia, wrestling diário com tudo e com todos, muitos vídeos jogos de embrutecimento (ai desculpem, deveria ter escrito, entretenimento).
E porque é que eu acabo sempre, mas sempre, por falar nesta questão dos pais e dos filhos? Porque os nossos filhos são o futuro mas este depende de nós, somos nós que os educamos, que os acompanhamos. Sou mãe galinha, de resto como todas as mães, nem mais nem menos. Mas quero ser a Mãe do(s) meu(s) filho(s), não necessariamente a amiga. Pois é, cá estou eu a ser politicamente incorrecta: que mãe moderna é que diz que não quer ser amiga? Por favor, leiam: eu não disse que não queria ser amiga, eu disse e repito, não quero ser a amiga. Eu explico. O Mundo rapidamente ensinará às nossas crianças que existe Frustação, que existe um Não, que a vida é uma Incógnita e que as certezas de hoje se desvanecem rapidamente. O que pretendo é ensinar que tudo isto existe e dar as ferramentas para que o amanhã seja mais fácil de gerir, para que cada Frustração, Não ou Incógnita seja uma fonte de energia para novos passos e novos desafios e que não sejam sempre uma fonte de incapacidade e de dor. A mãe/O pai que dá sem ensinar, que quer proteger de tudo não educa, comete o erro de não preparar e de criar pessoas que não sabem dar valor a nada porque tudo tem… se um dia perderem isso dificilmente saberão gerir a sua vida.
Serei perfeita? Não, erro muitas vezes e são tantos os momentos que me questiono se estarei a agir bem, a educar bem. Enfim, não sei, mas questiono-me e esforço-me, como tantos pais por este mundo fora. Tenho pena de não poder fazer o mesmo por tantas crianças por aí.
Isto fez-me lembrar a letra de uma musica que reza assim: you may not change the world, but you can change a vote...